PORTFÓLIO: o que é e para que serve?

PORTFÓLIO: o que é e para que serve?

11 Novembro 2021

       O portfólio escolar é um conjunto de atividades e registros realizados pelo aluno no decorrer do ano letivo, também é considerado um instrumento avaliativo. A partir dele podemos construir um mapa do universo da criança e resgatar seu processo de desenvolvimento durante o ano letivo. Pode ser um documento individual ou coletivo da turma. Ressalta-se que o portfólio não é um instrumento de amostragem, portanto não devemos colocar todos os trabalhos ou escolher os mais bonitos.

O documento com caráter avaliativo, também não diz respeito a julgar e avaliar se a criança é apta ou não a determinada situação. Mas sim, registrar o trabalho metodológico que foi realizado, como forma de verificar o processo de aprendizagem e desenvolvimento na criança. Desse modo, é possível reconhecer avanços, dificuldades e se for necessário adequar a prática metodológica que aderimos em sala de aula, a fim de, atingir os objetivos propostos para a criança.

Algumas dicas são essenciais, dentre elas:

 

ESCOLHA ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS

No momento de montar o portfólio é preciso ter clareza do que queremos apresentar aos pais e familiares. Por isso, escolha atividades significativas que mostram o aprendizado das crianças para comporem o documento, não é preciso colocar todas as atividades realizadas. O portfólio pode ser confeccionado de diversas formas, com folhinhas, colagens, fotos, vídeos, escritas ou até mesmo em um vídeo, documento online ou outra forma que preferir.

 

PERSONALIDADE DA CRIANÇA

O portfólio é um registro do desenvolvimento da criança, por isso é fundamental que tenha seus traços pessoais, que demonstre sua personalidade. Uma forma de incluir a criança na confecção do portfólio é deixar que escolha quais as atividades irão no documento, como ele será organizado ou como será feito. Escute o que as crianças têm a dizer e deixe que criem junto com você!

Aproveite o momento e relembre as atividades que foram feitas no decorrer do ano, questione se lembram, como desenvolver, o que envolvia a atividade. Compare as atividades, desenhos e traços do início do ano e do final, mostre o quanto as crianças avançaram e como são especiais. É importante que não sejam julgadas, ou sofram algum tipo de preconceito relacionado a suas atividades, valorize cada criança e tenha em mente que o tempo de desenvolvimento de cada uma é único e devemos respeitar!

 

IDENTIFIQUE O PORTFÓLIO

O próximo passo é fazer a identificação da criança. Você pode fazer uma apresentação, utilizar foto dos alunos, retratos ou autorretratos. Ouça relatos das crianças para que possa preencher seu perfil descrevendo suas qualidades e características.

 

COMO COMEÇAR?

Inicie com uma escrita descrevendo o que você esperava que a criança desenvolvesse no decorrer do ano, quais eram os objetivos, propostos.  Utilize o Projeto Político Pedagógico, ou seu caderno de anotações para verificar quais foram os objetivos proposto para suas atividades e ano escolar. No final do portfólio, após todas as atividades organizadas, faça uma breve observação apontando os avanços e quais objetivos foram atingidos.

Se desejar, você pode fazer comentários utilizando Post-its em cada trabalho da criança, pontuando sinais positivos e avanços, para que fique claro e facilite o entendimento dos pais e quem for observar o portfólio.

 

ADAPTAÇÃO ESCOLAR

Fale sobre os primeiros momentos da criança na escola, o período de adaptação. Como foi a interação, se a criança se adaptou aos espaços, aos colegas. Nesse momento é importante você detalhar situações vivenciadas, como por exemplo: a criança chegou tímida, chorou, sentiu saudades dos pais, se adaptou bem a escola, gostava de brincar com um ou mais colegas. O processo de adaptação reflete diretamente em como será o ano letivo, portanto, avalie como foi e como ele teve influência no desenvolvimento das habilidades da criança. Aproveite esse momento para refletir como você pode proporcionar um processo de adaptação mais tranquilo nos próximos anos.

Preocupada com a situação, como especialista no aprendizado infantil eu vou abordar esse tema em aulas práticas incríveis, para isso eu criei um grupo no WhtasApp onde vou passar maiores informações nos próximos dias, clique no link e faça parte você também!!

 

QUERO ENTRAR NO GRUPO DO WHATSAPP

 

Para baixar o modelo de Portfólio com informações de como confeccionar, modelo de escrita e outroas informações clique aqui: Modelo de Portfólio. Acesse o canal no YouTube Taise Agostini e assista o vídeo completo.

Conheça nosso canal no YouTube

imagem-youtube