Será que a criança precisa sair da Educação Infantil lendo, resolvendo cálculos matemáticos ou falando duas línguas? Esta é uma dúvida que muita gente tem, mas calma! Eu vou te ajudar!
Antes de tudo precisamos entender que a Educação Infantil – EI é uma etapa muito importante e crucial para o desenvolvimento da criança. Segundo a BNCC (2017) a EI é um lugar que vincula de forma indissociável o educar e o cuidar, para ampliar as experiências, conhecimentos e habilidades da criança. Para alcançar isso, o documento propõe objetivos de aprendizagem dentro de cinco campos de experiências.
Abaixo você irá observar uma síntese dos aprendizados que a criança deve desenvolver no decorrer da EI para sua transição ao 1º ano do Ensino Fundamental.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA O EU, O OUTRO E O NÓS
- Expressar e respeitar os sentimentos, emoções e regras de convívio;
- conseguir se socializar e construir novas relações;
- conhecer e respeitar o outro, sua cultura, diferenças e modos de ser.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
- Coordenar e controlar seu corpo, suas habilidades manuais, desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
- utilizar o corpo de forma independente e autônoma;
- reconhecer a importância e as consequências que suas ações têm na sua saúde, na relação com o outro e no cotidiano;
- demonstrar cuidado com práticas de higiene, vestimenta, bem-estar, alimentação e outros.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
- Reconhecer os diferentes tipos de sons, feito com recursos ou com o próprio corpo;
- utilizar diferentes materiais e recursos para se expressar, por meio das artes visuais: desenhos, esculturas e outros;
- expressar-se por meio de gestos, brincadeiras, jogos, imitações, palavras, expressão corporal ou outros.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- Expressar suas ideias, sentimentos e desejos por diferentes meios;
- argumentar, ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas oralmente ou utilizando outros meios de registro;
- conhecer diferentes gêneros textuais e compreender sua função na sociedade;
- fazer uso da sequência temporal e causal como antes, durante, depois.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA é o ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
- Identificar, comparar e nomear as propriedades e características dos objetos;
- compreender e utilizar no dia a dia as diferentes noções de grandeza (maior, menor, igual), noções de medida (comprido, curto, grosso, fino), noções de tempo (presente, passado e futuro, antes, agora e depois), noções de espaço (dentro, fora, para frente, para trás, embaixo, em cima).
- reconhecer e registrar as quantidades a partir do uso de diferentes recursos.
Você pode conferir a descrição completa dos objetivos de aprendizagem da BNCC acessando aqui: BNCC – Educação Infantil.
Os objetivos de aprendizagem são descritos de forma que atinjam uma progressão, por isso o trabalho desenvolvido deve ser contínuo da creche até a pré-escola, dessa forma, a criança conseguirá desenvolver os objetivos descritos na síntese apresentada acima.
A criança que desenvolver os objetivos garantirá a integração e continuidade do seu processo de aprendizagem quando ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental. Essa transição é um processo de adaptação delicado, precisa ter equilíbrio para evitar traumas, dificuldades de aprendizado e a fragmentação do trabalho pedagógico. Por isso é fundamental que o período de adaptação e o retorno às aulas seja pensado e planejado com técnicas baseadas em evidencia cientifica e estratégias especiais!!
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REFERÊNCIA:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017: MEC. Disponível em: