Desde a nossa concepção vivemos em constante mudança. Adaptar-se, moldar-se ao desconhecido é uma tarefa muito difícil. Imagine então para uma criança que ainda está em processo de formação emocional. A simples situação de mudar para um novo ambiente, tendo que iniciar uma relação com outras pessoas e uma rotina diferente, pode causar muito estresse e se tornar traumático para a criança.
No início da vida, temos uma forte ligação com quem nos cuida. Por isso, a separação entre mãe e filho ou pai e filho, também é algo muito delicado. Porém, saber adaptar-se a determinadas situações é necessário para o convívio social nas diferentes fases da vida. Quando realizado de forma correta, com estratégias e técnicas de neuroaprendizagem, proporcionaremos que o desenvolvimento da criança aconteça de maneira saudável e o mais natural possível.
Confira alguns elementos essenciais para auxiliar no processo de adaptação da criança e torná-lo mais tranquilo:
Segurança e tranquilidade
A fase de adaptação na Educação Infantil é um marco na vida dos pequenos. As crianças precisam estabelecer uma ligação com todas as novidades desse novo ciclo: ambiente, pessoas e rotina, para então, se sentirem seguras e tranquilas. Ressalta-se que, a família também precisa sentir-se segura, criar um vínculo com o novo ambiente e dessa forma auxiliar a criança. Todo sentimento irá refletir na ação das crianças e no que ela está sentindo.
A importância da capacitação
Cada criança é diferente, possui particularidades únicas e por isso, reage de uma forma específica ao novo. Todo ano o professor recebe uma nova turma, ou seja, são novas características, histórias de vida e singularidades que precisam ser consideradas no momento do planejamento. Por isso, a capacitação do professor da Educação Infantil se faz necessária e de extrema importância, bem como a preparação dos pais para essa nova etapa.
Os profissionais envolvidos devem buscar conhecimento e atualização de forma constante, tornando-se cada vez mais seguros no trabalho que desenvolvem. Só assim é possível superar o grande desafio que é a fase de adaptação.
É preciso se preparar para transformar a experiência em algo mais próximo do natural, evitando possíveis traumas. Este é um processo que deve ser feito em conjunto com a família e os professores.
Família consciente, criança adaptável
Para a família cabe a missão de saber que a separação é algo muito difícil. As vezes, as crianças podem encontrar no choro uma forma de demonstrar que estão com medo.
Os pais, também podem buscar ajuda e utilizar técnicas e estratégias corretas para preparar os filhos e deixá-los na escola. É importante sempre passar segurança, pois o contrário pode levar a uma adaptação falha e, em consequência disso, a dificuldade no aprendizado.
Professores preparados, criança sem trauma
O professor deve servir como facilitador nesta fase, apresentando um ambiente agradável e acolhedor. É importante elaborar atividades lúdicas, atrativas, seguras, prazerosas, dando início ao processo de ensino-aprendizagem e seguindo as 10 etapas da adaptação eficaz. Desta forma, irá auxiliar em uma melhor adaptação, permitindo que as crianças se desenvolvam de forma adequada.
O profissional precisa estimular a individualidade e a socialização da criança, por meio de músicas, danças, jogos, brincadeiras e histórias. Lembre-se que, a forma como a adaptação ocorrer irá refletir em todo o ano letivo!
Quer aprender mais sobre o processo de adaptação na educação e técnicas para auxiliar neste processo?
Participe do WORKSHOP SEGREDOS DA ADAPTAÇÃO INFANTIL NA PRÁTICA que irá acontecer dos dias 9 a 12 de janeiro. Será uma semana repleta de aprendizados, técnicas e estratégias de neuroaprendizagem pensadas especialmente para você transformar a educação!!
Vamos juntos transformar a educação!!
Ótimas aprendizagens!