A matemática está presente em nossa vida cotidiana de diferentes formas: placas, relógios, números das casas, panfletos, revistas e muito mais. Em sala de aula, é possível observá-la em diferentes práticas, falas cotidianas, em brincadeiras e jogos, mas, por vezes, sem uma intencionalidade pedagógica voltada para o desenvolvimento das noções matemática.
Os jogos e brincadeiras, são atividades que envolvem as crianças em sua totalidade, seja nos aspectos corporais, afetivos, culturais, sociais e cognitivos. Por isso, permitem a busca de estratégias, construção da autonomia e muitas outras habilidades!
Apesar de ser uma área do conhecimento que remete ao ensino de números e cálculos matemáticos, a Matemática na Educação Infantil contempla as noções de tempo, espaço, grandezas, medidas, quantidades e muito mais. Pode-se observar a presença desses termos nos objetivos de aprendizagem do campo de experiências “Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações.”
Os objetivos propostos pelo documento, seguem uma ideia de ampliação, sendo que alguns serão desenvolvidos inicialmente na creche, para darem sequência de forma evolutiva na pré-escola e, posteriormente, nos iniciais. Confira alguns objetivos que você poderá desenvolver ao explorar o livro “JOÃO E AS NOÇÕES MATEMÁTICAS” de forma lúdica e interativa com as crianças:
EI01ET04 - Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
EI01ET05 - Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
EI02ET01 - Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
EI02ET04 - Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
EI02ET01 - Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
EI03ET04 - Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
Para confeccionar o livro, faça a impressão das páginas clicando aqui. Na página final você encontrará os itens para comporem a história.
Recorte o menino e cole em um palito.

Em seguida, recorte as portas do armário e cole-o nas bordas, para que fique flexível.

Na página 5 cole um balão. Recorte a figura das bolas e cole-as em tampinhas de garrafa pet para utilizar na página 3 da história.

Após confeccionar o livro, sente-se com os alunos e deixe que explorem cada parte da história, movimentando o menino pelos cenários. Será um momento de muitas aprendizagens!
