Como recepcionar as crianças na volta às aulas?

Como recepcionar as crianças na volta às aulas?

11 Janeiro 2023

 

A socialização é extremamente importante para o desenvolvimento infantil. É a partir da interação com a sociedade que a criança constrói seus primeiros aprendizados.

Após um longo período sem interagir com colegas e professores é fundamental que tenhamos atividades e brincadeiras que as crianças se sintam acolhidas e felizes. Ao realizar atividades que promovam a empatia, respeito, afetividade, regras e normas de convivência, você trabalhará objetivos de aprendizagem que englobam principalmente o campo de experiências "O EU, O OUTRO E O NÓS" da BNCC.

Veja alguns exemplos dos objetivos de aprendizagem que irá desenvolver:

EI03O01 - Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

EI03EO01 - Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

EI03EO07 - Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

 

Confira algumas dicas para auxiliar nesse momento:

 

REALIZE BRINCADEIRAS EM GRUPO

O período de adaptação escolar é o momento em que as crianças precisam conhecer um novo mundo, escola, professora e colegas novos. Por isso, o ideal é você realizar atividades de socialização, para que a criança se sinta acolhida e possa se socializar.

Esse momento é fundamental para ela conhecer seus colegas e fazer novas amizades. Sentir-se bem na escola e com os amigos é um passo muito importante para uma adaptação eficaz.

Um exemplo de atividade que você pode realizar é a Lata da Alegria, este é um excelente recurso lúdico para desenvolver habilidades socioafetivas.

Lata da Alergia – Material elaborado por Taise Agostini. (Direitos reservados Lei 9610/98)

 

RESPEITE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

É preciso compreender que cada criança é única e possui uma forma diferente de assimilar as mudanças que estão acontecendo na sua vida. Saiba que a forma como ela irá reagir as mudanças e acontecimentos tem relação com o direcionamento que é dado em sala de aula e principalmente em casa. Seu papel é ter empatia, compreender esse processo e promover atividades que auxiliam nesse momento. 

 

PROPORCIONE O DIÁLOGO

Converse com a criança, em casa e na escola. Ouça o que tem a falar, quais são seus medos, inseguranças e o que lhe deixa mais confortável na escola. Faça com que a criança se sinta segura, acolhida para falar com você sobre seus sentimentos. A partir disso estude e planeje o que pode ser feito para auxiliar e tornar esse momento melhor. Tenha muito cuidado na forma de utilizar as palavras e como você irá reagir ao que a criança fala, isso influenciará no desenvolvimento.

 

INCENTIVE A AUTONOMIA

A criança que possui autonomia se sente mais confortável e confiante para estar em ambientes que exigem a interação de outras pessoas. Por isso, proporcione momentos, em casa e na escola, para que a criança se torne autônoma e tenha liberdade para se expressar, realizar ações e fazer escolhas simples. Isso irá auxiliar em todos os aspectos de sua vida escolar e adulta.

 

Quer saber mais técnicas e atividades para realizar a socialização das crianças no período de adaptação escolar?

Como especialista no aprendizado infantil, eu vou abordar esse tema em aulas práticas incríveis. Ficou interessado?!

Participe do Workshop Segredos da Adaptação Infantil na prática, um evento 100% ONLINE e GRATUITO que irá acontecer de 09 a 12 de janeiro. Clique no link, garanta sua vaga e transforme a educação!!

 

EU QUERO TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO!

 

Com certeza, isso fará com que você tenha um ano letivo incrível!

Aguardo você lá!

 

Conheça nosso canal no YouTube

imagem-youtube