Uma grande preocupação de pais e professores é como preparar a criança para o próximo ano letivo, principalmente se a criança fará a transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental.
A transição é sempre um grande desafio, mas é preciso entender que há uma diferença entre as funções de cada período escolar. Para BNCC (BRASIL, 2017) a Educação Infantil “têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar”. Enquanto o Ensino Fundamental tem uma visão mais direcionada para o desenvolvimento de conteúdos e construção de “novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos” (BRASIL, 2017).
É comum ouvirmos relatos de quanto essa mudança afetou negativamente o desenvolvimento da criança. Uma transição tranquila vai depender muito do acolhimento que a criança recebe no novo ambiente. Além de valorizar situações lúdicas, saberes e experiências que a criança possui para fazer a articulação com as novas formas de relação e de aprendizagem.
O período é de mudanças constantes, por isso, é preciso ter paciência, empatia e responsabilidade com os sentimentos das crianças, buscando sempre o desenvolvimento de atividades e brincadeiras prazerosas. É possível, sim, aprender brincando e de maneira lúdica!
Confira algumas dicas que poderão lhe ajudar!
1. Explique e fale claramente para a criança sobre a mudança que irá acontecer;
2. Proporcione momentos de interação com crianças mais velhas;
3. Leve a criança para conhecer a escola e professora, com antecedência;
4. Demonstre segurança e confiança na escola e na professora;
5. Arrume o material com antecedência e deixe que a criança participe do processo;
6. Escute o que a criança tem a dizer, quais são seus sentimentos, medos e angústias;
7. Demonstre que você acredita nela, incentive a enfrentar os novos desafios;
8. Fale sobre a experiência de conhecidos que estão em outros níveis de ensino;
9. Participe ativamente da vida de seu filho ou aluno;
10. Respeite o processo e tempo da criança!
Lembre-se que a criança reflete os sentimentos de quem está convivendo, seja de seus pais ou até mesmo professores. Por isso, precisamos realizar estratégias e práticas para que se sinta segura e sem medo do novo. Se esse processo de transição for tranquilo, sem uma ruptura dos processos de aprendizado e da metodologia utilizada, com certeza a criança terá um ótimo ano letivo.
Quer aprender outras técnicas e estratégias diferenciadas que irão revolucionar suas aulas? Eu tenho um convite para te fazer: de 09 a 12 de janeiro de 2023 eu vou realizar o WORKSHOP SEGREDOS DA ADAPTAÇÃO INFANTIL NA PRÁTICA, ele será 100% on-line, com certificado e a inscrição é totalmente gratuita. Clique no link abaixo e garanta a sua vaga.
Com certeza isso fará com que você tenha um ano letivo incrível!!
Aguardo vocês lá.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Disponível em: <https://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/> Acesso em dez. de 2021.