Chapéu da atenção: incrível sequência didática

Chapéu da atenção: incrível sequência didática

26 Junho 2023

 

Constantemente recebo mensagens e solicitações de pais e profissionais que não sabem mais o que fazer para que a criança tenha foco e atenção nos estudos. Infelizmente, a falta de concentração é uma dificuldade que atinge muitas crianças em idade escolar. Isso pode ocorrer, em partes, devido a grande quantidade de estímulos que recebemos diariamente.

A concentração pode ser compreendida como o processo de manter o foco em uma determina ação ou objeto. Quando não desenvolvida, a criança não conseguirá focar sua atenção em uma única atividade se seus colegas estiverem conversando ou realizando outra ação. Entende-se que a atenção e a concentração são habilidades extremamente necessárias para a aprendizagem e desenvolvimento dos aspectos físicos, cognitivos e intelectuais da criança que irão refletir em toda sua vida adulta.

Além disso, um fator muito importante que devemos levar em consideração é o tempo de concentração estimado para cada idade que pode variar de dois a cinco minutos por ano de vida. Segundo esta média, crianças com 2 anos possuem um tempo de concentração entre 4 a 10 minutos, enquanto crianças de 7 anos entre 14 e 35 minutos... e assim respectivamente pelas demais faixas etárias.

Apesar destas estimativas, é possível utilizar estratégias e atividades direcionadas para que a atenção, foco e a concentração sejam estimuladas. Um exemplo é o vídeo “Chapéu da atenção” que você pode conferir no Instagram @taiseagostini. Confira um exemplo de SEQUÊNCIA DIDÁTICA a partir da música:

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS

 

O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS

TEM TRÊS PONTAS O MEU CHAPÉU.

SE NÃO TIVESSE TRÊS PONTAS

NÃO SERIA O MEU CHAPÉU.

 

ATIVIDADE 1:  EXPLORANDO A CANTIGA

Objetivo: Introduzir o poema e familiarizar as crianças com a sua estrutura e conteúdo.

Como realizar: Apresente a canção "O meu chapéu tem três pontas" para as crianças, mostrando o texto escrito e lendo em voz alta. Peça para as crianças repetirem o poema depois de você, incentivando-as a prestar atenção nas palavras e na entonação. Faça perguntas sobre o poema, como: "Quantas pontas tem o chapéu?" e "O que aconteceria se o chapéu não tivesse três pontas?". Incentive as crianças a expressarem suas ideias.

 

ATIVIDADE 2: EXPLORANDO AS PALAVRAS DO POEMA

Objetivo: Trabalhar o vocabulário presente no poema e promover o reconhecimento de palavras.

Como realizar: Destaque as palavras-chave do poema, como "chapéu" e "pontas". Explique o significado dessas palavras para as crianças. Utilize cartões com as palavras do poema e peça para as crianças identificarem e relacionarem as palavras às imagens correspondentes. Faça um jogo de memória com os cartões das palavras, em que as crianças devem encontrar as palavras correspondentes aos desenhos.

 

QUER TER ACESSO A DIVERSOS MATERIAIS QUE IRÃO REVOLUCIONAR SUAS PRÁTICAS?

CLIQUE AQUI

 

ATIVIDADE 3: CONFECÇÃO DE CHAPÉUS

Objetivo: Estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças, relacionando a atividade à temática do poema.

Como realizar: Distribua papéis coloridos, tesouras, cola, fitas e outros materiais de artes. Peça às crianças que criem e confeccionem seu próprio chapéu com três pontas, inspirados no poema. Ao final da atividade, incentive as crianças a compartilharem seus chapéus e descreverem como ficaram.

 

ATIVIDADE 4: ILUSTRAÇÃO DO POEMA

Objetivo: Estimular a expressão artística das crianças, permitindo que elas criem ilustrações para o poema.

Como realizar: Forneça folhas de papel branco e materiais de desenho, como lápis de cor ou giz de cera. Peça às crianças que desenhem uma ilustração para representar o poema "O meu chapéu tem três pontas". Após terminarem seus desenhos, incentive as crianças a compartilharem e explicarem suas ilustrações para o restante do grupo.

 

ATIVIDADE 5:  RECONTO DRAMATIZADO

Objetivo: Estimular a expressão oral e a criatividade das crianças por meio de uma dramatização do poema.

Como realizar: Divida as crianças em grupos e atribua a cada grupo um trecho do poema. Peça para que cada grupo ensaie e crie uma pequena apresentação dramatizada do seu trecho. Realize uma apresentação conjunta, em que cada grupo se reveza para recitar e dramatizar o seu trecho do poema. Ao final da atividade, promova uma roda de conversa para que as crianças possam compartilhar suas experiências e opiniões sobre a sequência didática.

 

Observação: Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e as necessidades das

 

          Participe da Semana do Professor Criativo que acontecerá nos dias 26, 27, 28 e 29 de junho, às 20 horas (horário de Brasília) e será transmitido no canal do YouTube Taise Agostini, um evento 100% ON-LINE e GRATUITO. Serão quatro aulas, repletas de conteúdo, JOGOS, MATERIAIS E ATIVIDADES práticas e lúdicas para você transformar sua sala de aula!!

 

 

                                    

Conheça nosso canal no YouTube

imagem-youtube