Você sabe por que estimular o cérebro da forma correta é tão importante para a aprendizagem?
O cérebro controla todo nosso corpo a partir dos neurônios que processam a informação. Ele possui diferentes estruturas, cada uma delas com funções específicas, dentre elas: Córtex cerebral, Cerebelo, Tronco encefálico e Hipocampo. Cada uma delas, possui uma importância:
- Córtex cerebral: responsável pela capacidade de movimento voluntário, linguagem, pensamento, percepção e julgamento.
- Cerebelo: responsável pelo movimento, equilíbrio e postura.
- Tronco Encefálico: responsável pelas funções involuntárias de respiração, pressão arterial, ritmo dos batimentos cardíacos.
- Hipocampo: responsável pela memória e aprendizado (FIOCRUZ, 2021).
Essas estruturas estão distribuídas em duas partes do cérebro: lado esquerdo e direito.
Neurocientistas afirmam que quando estimulamos os dois lados do cérebro é possível termos um melhor desempenho para realizar qualquer tarefa! Por isso, é fundamental proporcionar atividades e jogos que promovam essas conexões.
É possível dizer, que o cérebro aprende a partir das interações estabelecidas com o ambiente interno ou externo e isso dá origem as sinapses, ou seja, as conexões entre as células nervosas.
Com a volta às aulas presencias é muito comum vermos crianças desatentas, com dificuldades em manter o foco ou prestar atenção, além dos diversos problemas de aprendizagem. Estimular o cérebro com exercícios e estratégias de Neuroaprendizagem com certeza irá ajudar!
A atividade proposta irá estimular também a coordenação visomotora. É a partir dela que vamos visualizar e guiar nossas mãos no caminho traçado. Ao utilizarmos a mão diferente da usual para uma ação o cérebro recebe um estímulo diferente, exigindo maior concentração mental pra realizar a atividade e os dois lados cerebrais trabalharão juntos. Será um desafio!
Realize o recurso durante o período de adaptação na escola, na clínica e até mesmo em casa no período de férias. Assim, a criança estará preparada para um retorno às aulas tranquilo e cheio de aprendizagens!
Confira 10 estratégias que você pode realizar com o recurso:
Posicione a tampinha em uma das pontas do traço e com a ajuda do dedo leve-a até o final, seguindo o caminho corretamente. Inicie a atividade com traços mais simples.
Inicie com a mão que a criança mais utiliza em suas atividades, após faça com a outra.
Quando perceber que a criança entendeu a atividade, peça para fazer o traçado com as duas mãos. Uma mão em cada tampinha.
Treine algumas vezes com os traços simples em seguida aumente a dificuldade.
Peça para a criança falar uma letra enquanto passa a tampinha, ou então, palavras e frases.
Enquanto move a tampinha, cante uma música.
Disponibilize uma superfície com areia ou farinha, a criança precisará fazer o mesmo caminho somente observando o traço.
Coloque músicas de diferentes ritmos, se for lenta a criança precisará guiar a tampinha com calma. Se for agitada, guiará a tampinha com mais agilidade. Ao pausar a música, a criança precisa parar os movimentos.
Cole nas tampinhas diferentes personagens como, uma bailarina, um animal, carro ou o que a criança preferir, isso fará com que se sinta mais animada.
Crie novas fichas. Peça pra que as crianças criem caminhos e desafiem seus colegas.
Caso não queira usar as fichas, você pode fazer movimentos com o corpo. Veja alguns exemplos no nosso canal do Youtube. Clique aqui e acesse: Canal do Youtube Taise Agostini.
Você já pensou como será a nova forma de adaptação escolar? Precisando lidar com os impactos que a pandemia trouxe para o cérebro da criança e também com o desgaste emocional do professor e da família?
Cada semana uma nova readaptação, lidando com choros, medos, preocupações, sem saber o que fazer, quais atividades, técnicas e recursos realizar.
Se você está inseguro e deseja aprender como trabalhar tudo isso e muito mais através de um método prático e único eu te convido a participar do WORKSHOP SEGREDOS DA ADAPTAÇÃO INFANTIL NA PRÁTICA, um evento gratuito e totalmente on-line, que será realizado em breve. Recheado de muitas informações e práticas incríveis para esse período. Haverá certificado de participação e muitas surpresas!
Clique no link abaixo e inscreva-se, as vagas são limitadas.
Para fazer download do material e realizar a atividade com as crianças clique abaixo:
REFERÊNCIA:
FIOCRUZ. O cérebro. Disponível em: https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/cerebro.htm. Acesso em: <01 de dezembro de 2021.